Programa de Gestão e Desempenho da Reitoria
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), nomenclatura implementada por legislação federal, é uma forma de trabalho com foco em resultados, por meio do qual a instituição trabalha estrategicamente planejando e monitorando as atividades produzidas a partir de planos de trabalho.
Na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o PGD é regulamentado atualmente pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022 e pela Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI Nº 24, de 28 de julho de 2023.
Na Ufes, o PGD é regulamentado pela Resolução nº 29, de 6 de dezembro de 2022, do Conselho Universitário, somente na modalidade de teletrabalho. A citada Resolução define, no § 1° do art. 1º: "O Programa de Gestão e Desempenho, doravante PGD, é o instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades dos seus participantes, com foco na entrega de resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade."
No âmbito do Gabinete da Reitoria, o PGD foi instituído pela Portaria Normativa nº 128, de 17 de novembro de 2023.